sábado, 10 de março de 2012

A primeira edição a gente nunca esquece!

Ruínas do Fortim dos Bandeirantes
Na última quinta-feira (08/03), no espaço Villa Lobo Arte Bar, em Entre Rios de Minas, foi lançado o Jornal O Fortim, o mais novo veículo de comunicação das regiões dos Campos das Vertentes e Alto Paraopeba.
A partir de pesquisa histórica da região, descobrimos um pouco mais do legado deixado pelos bandeirantes no distrito de São José das Mercês, o Fortim dos Bandeirantes (foto). Pequeno forte, castelo fortificado, uma estrutura que remonta aos alvores do século XVIII é atribuída à bandeira de Fernão Dias Paes - o “Caçador de Esmeraldas” - que, no caminho para as montanhas de Minas, em direção a São João del-Rei, ergueu a fortaleza em alvenaria de pedra para defesa contra os índios cataguás. Essa fortaleza tornaria-se o
embrião do povoado que se tornou a cidade de Entre Rios de Minas.
Destemidamente nasce o jornal O FORTIM com o desafio de um olhar crítico e direto dos fatos e notícias da região. A voz do cidadão no processo de construção da notícia é fundamental para a equipe O FORTIM, de maneira que o jornal seja um espaço aberto para o povo. Após incansáveis debates sobre linha editorial, pautas, layout e fontes, chegamos na primeira edição que traz o vigor de uma equipe jovem, com vontade de mostrar a que veio e que encontrou a simpatia de pessoas da região, que absorveram a ideia de um veículo que pudesse contribuir com o resgate da cultura, da história, dos valores da região e que ainda tivesse o  comprometimento com o cidadão.
O FORTIM tem periodicidade quinzenal e circulação gratuita nos municípios de Entre Rios de Minas, Desterro de Entre Rios, São Brás do Suaçuí, Jeceaba e Lagoa Dourada. Na primeira edição, O FORTIM destacou, dentre outros temas, os 10 anos do restaurante Café com Prosa, um empreendimento rural que resgata a cultura gastronômica da região. Artesãos, doceiras e pequenos produtores, através do Café com Prosa, apresentam as delícias e belezas da região às pessoas que passam por ali, frequentemente voltando de viagens dos municípios que compõem a Estrada Real. O leitor também irá conferir a história do tradicional rocambole de Lagoa Dourada, cultura centenária na região, introduzida por descendentes de libaneses; matérias culturais sobre música, teatro, além da folia carnavalesca das cidades da região. A entrevista com o diretor clínico do principal hospital da região, o Hospital Cassiano Campolina, também é um dos pontos fortes da primeira edição que ainda traz notícias de política, educação e cidadania.
A primeira edição a gente nunca esquece! Leitor, você é convidado para conhecer um pouco mais da história das regiões do Alto Paraopeba e dos Campos das Vertentes. Afinal, quem nos faz forte é você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O FORTIM é um espaço aberto para o cidadão. Deixe seu comentário, sugestão ou crítica.